TM CAMPINAS
Associação de Tênis de Mesa de Campinas
Filiada à FPTM

SUNSET ACADEMIA
  HOME  << TÊNIS DE MESA >> TM CAMPINAS - ASSOCIAÇÃO DE TÊNIS DE MESA DE CAMPINAS
Atividades
Logotipo

 

Criação da Associação

A Associação de Tênis de Mesa de Campinas - TM Campinas, foi criada por iniciativa de mesatenistas que, nos últimos quinze anos, praticavam o esporte através do Departamento de Tênis de Mesa do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas (Nipo). Teve como motivações a ampliação do número de atletas e praticantes na cidade, não mais possível nas instalações do Nipo e, através de uma entidade própria, aumentar a intensidade e modificar a natureza das ações do grupo, até então quase que restritas à formação de atletas e participação em campeonatos representando a comunidade nikkey e a cidade de Campinas.

Oficializada e registrada como entidade civil sem fins lucrativos, com diretoria eleita por seus associados, atletas e pessoas ligadas ao esporte, pode com maior autonomia tomar decisões sem as restrições muitas vezes impostas pela natureza de funcionamento de um clube. Além disso, a integração de esforços por parte de atletas e praticantes de diversos clubes pode ser realizada com mais facilidade, evitando discriminações e fortalecendo o esporte, o que beneficia a todos.

Sua estratégia de ação pressupõe a união de todos os que desejam o desenvolvimento do esporte na cidade, especialmente o Tênis de Mesa. Para isto, dedica seus esforços a apoiar, independentemente de quaisquer vinculações ou comprometimentos, as atitudes do poder público ou de particulares que priorizem os mesmos objetivos.

 

Objetivos da Associação de Tênis de Mesa de Campinas

Fundada e integrada por esportistas e voluntários, e filiada à Federação Paulista de Tênis de Mesa, a TM Campinas trabalha pela difusão do esporte na cidade, realizando eventos, apresentações, campeonatos, intercâmbios e convênios. Reproduzimos aqui os artigos dos estatutos da Associação que descrevem seus objetivos e forma de atuação:

" Art. 2° - A TM Campinas tem por finalidade:

a) Respeitar e fazer respeitar as regras e regulamentos internacionais e olímpicos do Tênis de Mesa;
b) Informar seus associados sobre as decisões emanadas dos seus poderes, dos poderes públicos e das entidades internacionais;
c) Promover o aperfeiçoamento técnico e tático do Tênis de Mesa, através de campeonatos, clínicas e cursos de formação ou aperfeiçoamento, visitas para intercâmbio ou outras ações que possam desenvolver o esporte na região;
d) Expedir regulamentos regimentais, avisos, portarias, resoluções, notas oficiais, ou quaisquer outros atos necessários, objetivando instruir entidades e pessoas associadas sobre a observância da disciplina, organização e prática do Tênis de Mesa, bem como dar-lhes conta das decisões de seus poderes e das entidades superiores.
e) Promover medidas que difundam a prática esportiva, a atividade física e a recreação esportiva na cidade de Campinas e região;
f) Realizar e participar de competições e atividades esportivas municipais e regionais;
g) Respeitar as orientações da Federação Paulista de Tênis de Mesa, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e da Federação Internacional de Tênis de Mesa, bem como das demais organizações esportivas e profissionais, nas competições e atividades em que tomar parte, quer municipais, estaduais, nacionais ou internacionais;
h) Prestar serviços à comunidade em geral e a instituições públicas ou privadas, diretamente ou através de seus associados, nas áreas de atuação e competência de seus órgãos internos ou de seus associados, incluindo organização e supervisão de eventos, arbitragem, treinamentos e atividades correlatas às praticas esportivas, recreativas e de lazer;
i) Conceder associação a pessoas do município de Campinas e cidades da Região.
Parágrafo Único - A TM Campinas não distribui entre os seus associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais, excedentes operacionais brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e os aplica integralmente na consecução do seu objetivo social."

" Art. 3° - A TM Campinas buscará atingir as suas finalidades mediante:

a) reuniões de caráter educativo e científico;
b) intercâmbio social, científico, cultural e esportivo entre seus associados;
c) campanhas educativas e informativas nos meios de comunicação;
d) prestação de serviços à comunidade;
e) a edição de material impresso, periódico ou não;
f) intercâmbio com outras instituições com objetivos afins;
g) convênios, acordos e parcerias com organizações públicas ou privadas.

Parágrafo único - Para os fins deste artigo, a dedicação às atividades nele previstas configura-se mediante a execução direta de projetos, programas, planos de ações correlatas, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras instituições e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins."

 

Atividades da TM Campinas

> Filiação à Federação Paulista de Tênis de Mesa

A TM Campinas é filiada à Federação Paulista de Tênis de Mesa - FPTM, o que garante a seus associados o direito de participação em todas as atividades e competições promovidas pela Federação e, por conseguinte, as atividades da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM. Para manutenção da filiação a TM Campinas paga anualmente as taxas cobradas pela Federação e as taxas de Clube, quando da participação de seus associados em torneios do Ranking Paulista.

> Clínicas de Tênis de Mesa

A TM Campinas organiza e apoia a realização de clínicas de treinamento e atualização em Tênis de Mesa para atletas da região;

> Cadastro de Atletas

A TM Campinas mantém cadastro informatizado de atletas e praticantes de Tênis de Mesa, através do qual mantém informados seus associados e divulga aos praticantes em geral os eventos e notícias relativas ao esporte na região.

 

Competições realizadas ou organizadas com o apoio da TM Campinas

> Etapa Regional do Ranking Paulista

A Federação Paulista de Tênis de Mesa - FPTM - realiza todos os anos em Campinas uma de suas etapas regionais. A TM Campinas fornece 16 mesas e todo o material necessário para realização do evento e colabora na organização do campeonato, que reúne número superior a 200 atletas em 17 categorias. O campeonato, tradicional na cidade, é realizado no Ginásio do Taquaral, gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal;

> Campeonato Integração das Cidades do Interior

Uma das etapas do Campeonato Integração das Cidades do Interior, promovido pela Liga Regional Paulista, é realizado na cidade de Campinas, e organizado pela TM Campinas e pelos representantes da Liga;

> Jogos da Juventude do Estado de São Paulo

As competições seletivas para os Jogos da Juventude são coordenadas e realizadas pela TM Campinas. A Associação também coloca à disposição da Prefeitura Municipal os técnicos para acompanhar os atletas que representam a cidade de Campinas nas competições;

> Jogos Regionais e Jogos Abertos

As competições seletivas para os Jogos Regionais e para os Jogos Abertos são realizadas sob a supervisão da TM Campinas, que oferece à Prefeitura Municipal o material para as competições e organiza sua realização. Nos últimos anos, com apoio do Fundo de Incentivo ao Esporte de Campinas - FIEC, atletas da TM Campinas integram as seleções masculina e feminina da cidade.

> Torneio Intercolonial

O Torneio Intercolonial é realizado todos os anos pela colônia japonesa no Brasil, reunindo centenas de atletas de todas as regiões do país. Atletas de Campinas participam da equipe da Região Centro-Oeste de São Paulo. A TM Campinas, na medida de suas possibilidades, apoia esta participação de diversas maneiras, e possui entre seus associados diversos participantes deste que, senão o maior, é um dos maiores torneios de Tênis de Mesa realizado no Brasil.

 

Recursos da TM Campinas

> Recursos Financeiros

A TM Campinas desenvolve suas atividades principalmente com recursos financeiros oriundos de contribuições de seus associados. Eventualmente pode obter recursos de prestação de serviços e taxas cobradas em eventos esportivos, como prevê seus estatutos.

> Recursos Materiais

A TM Campinas possui Centro de Treinamento onde conta com 24 mesas oficiais, raquetes, redes, placares e outros acessórios necessários à realização de campeonatos e eventos. Com apoio de seus associados, tem acesso também a sistema de som, computadores, TV, vídeos de tênis de mesa e outros recursos.

> Recursos Humanos

A TM Campinas conta com o apoio de técnicos, instrutores e atletas da cidade e da região, que colaboram voluntária e gratuitamente na organização de eventos e difusão do esporte. Sua Diretoria Executiva é composta por membros eleitos pelos associados, em geral atletas e profissionais do esporte e de outras áreas, que assumem sem nenhuma remuneração o trabalho de organização e manutenção de suas atividades.

 

Associados da TM Campinas

A TM Campinas é uma associação de pessoas físicas, maiores, com residência legal no país, sem nenhuma outra espécie de restrição, cuja proposta de ingresso tenha sido aprovada pela Diretoria Executiva. Menores de idade podem ser associados dependentes de seus respectivos responsáveis.

Para participar de atividades físicas e treinamentos não é necessário ser associado da TM Campinas.

Os associados, bem como atletas que representem a Associação ou, por seu intermédio, o Município de Campinas, possuem direitos e deveres estabelecidos pelas entidades regionais, estaduais e federais às quais a TM Campinas seja filiada ou esteja submetida por legislação específica da prática esportiva.

Logotipo

O logotipo da TM Campinas representa simbolicamente uma mesa formada pelas letras "T" e "M" entrelaçadas, que serve de base para o nome da cidade. O pingo da letra i representa uma bolinha. A trajetória de uma bola de Tênis de Mesa completa o desenho, em associação também ao formato estilizado de uma andorinha, ave símbolo da cidade de Campinas.

O logotipo da TM Campinas é de uso exclusivo da Associação.